Os estudantes no meio empresarial | Students and the business environment

Os estudantes no meio empresarial


    Ao chegar à universidade, os estudantes começam a ter o seu primeiro contacto com o meio empresarial. Muitas universidades, para além do ensino, têm como desafio tornarem-se inovadoras e não restringirem os estudantes apenas a momentos formais de aprendizagem. As universidades abrem-se assim à sociedade dando também o seu contributo para o desenvolvimento regional.     “A relação entre empresas e universidades está melhor do que nunca, fruto de um esforço bilateral de muitos anos que coloca o Norte de Portugal no radar europeu de inovação digital.”     Ao existir uma colaboração entre as universidades e as empresas, os diplomados adquirem atitudes e competências imprescindíveis no mercado de trabalho. É neste contexto que também adquirem um vasto conjunto de conhecimentos, em diversos ambientes, importantes para o seu desenvolvimento pessoal e humano.     Deste modo, a proximidade entre as empresas e o meio académico permite:

  • incentivar o intercâmbio e a partilha de conhecimentos;
  • criar parcerias e oportunidades a longo prazo;
  • impulsionar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade.

    Mas que vantagens têm as empresas nesta relação?     A contribuição do mundo universitário para a inovação acontece de diversas maneiras: desde a pesquisa científica, à formação de profissionais altamente qualificados, passando por acordos para criação de soluções específicas.     E essa contribuição é sempre um campo aberto, uma vez que é sempre possível engendrar novos meios de unir empresas e universidades. Sendo a inovação um fator central no suporte ao crescimento do mercado, assim como a evolução da educação, os esforços conjuntos são sempre bem-vindos. As universidades são, assim, para muitas empresas, stakeholders fundamentais para garantir o cumprimento dos seus objetivos de negócio.





Fontes:
Comissão Europeia (s/d). Cooperação entre universidades e empresas. 31/05/2021. Disponível em
https://ec.europa.eu/education/policies/innovation-in-education/university-business-cooperation_pt

Observador. (03/02/202). Empresas e Universidades: uma relação win-win. 31/05/2021.
Disponível em
https://observador.pt/opiniao/empresas-e-universidades-uma-relacao-win-win/


MJV. (18/01/2019). Parcerias entre empresas e universidades: as vantagens dessa união para a inovação. 31/05/2021.
Disponível em
https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/empresas-e-universidades-inovacao/

---------------


Students and the business environment


    Upon arriving at the university, students begin to have their first contact with the business world. Many universities, in addition to teaching, have the challenge of becoming innovative and not restricting students to just formal learning moments. Universities open themselves up to society thus making their contribution to regional development.     “The relationship between companies and universities is better than ever, the result of a bilateral effort over many years that puts the North of Portugal on the European radar of digital innovation.”     When there’s collaboration between universities and companies, graduates acquire essential skills in the labor market. It is in this context that they also acquire a wide range of knowledge, in different environments, which are important for their personal and human development.     In this way, the proximity between companies and the academic environment allows:

  • encouraging the exchange and sharing of knowledge;
  • creating long-term partnerships and opportunities;
  • boosting innovation, entrepreneurship and creativity.
    But what advantage do companies have in this relationship?   The contribution of the university world to innovation happens in different ways: from scientific research to training highly qualified professionals through agreements to create specific solutions.     And this contribution is always an open field, since it is always possible to create new ways to unite companies and universities. Since innovation is a central factor in supporting market growth, as well as the evolution of education, efforts are always welcome. Universities are for many companies, fundamental stakeholders to ensure the fulfillment of their business objectives.



Sources:
Comissão Europeia (w/d). Cooperação entre universidades e empresas. 31/05/2021. Available in
https://ec.europa.eu/education/policies/innovation-in-education/university-business-cooperation_pt

Observador. (03/02/202). Empresas e Universidades: uma relação win-win. 31/05/2021.
Available in
https://observador.pt/opiniao/empresas-e-universidades-uma-relacao-win-win/


MJV. (18/01/2019). Parcerias entre empresas e universidades: as vantagens dessa união para a inovação. 31/05/2021.
Available in
https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/empresas-e-universidades-inovacao/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os benefícios das interações digitais | The benefits of digital interactions

Como as empresas portuguesas se reinventaram durante a pandemia | How Portuguese companies reinvented themselves during the pandemic

Tecnologia na educação: será a melhor solução a adotar? | Technology in education: will it be the best solution to adopt?