Como as empresas portuguesas se reinventaram durante a pandemia | How Portuguese companies reinvented themselves during the pandemic

Como as empresas portuguesas se reinventaram durante a crise


    O aparecimento de uma nova variante do coronavírus em Wuhan, na China, no final de dezembro de 2019 e o seu avanço crescente levou a OMS a decretar, em março de 2020, pandemia.

    Foi neste contexto que grande parte das empresas a nível mundial foram expostas a inúmeros desafios, tanto a nível estratégico como na manutenção das suas operações logísticas. Também o facto de grande parte da sua mão de obra se encontrar confinada em casa, obrigou as empresas a adaptar-se, criando um conjunto de medidas para que se mantivessem no ativo. 

    Embora a um ritmo diferente, muitas foram as empresas que criaram diferentes técnicas e estratégias de organização para sobreviverem, tendo em conta o seu público externo mas também o seu público interno.

    Um exemplo foi a Inarbel, empresa situada no Porto, que realiza trabalhos têxteis. O aparecimento da pandemia e o consequente cancelamento de coleções e encomendas foram os primeiros sinais que o dono da empresa teve para perceber o impacto que a pandemia poderia ter sobre o seu negócio. 

    Assim começou por produzir material hospitalar. “Começámos então a procurar um tecido que fosse impermeável e reutilizável, fizemos amostras e começámos a produzir batas", conta José Armindo Ferraz, CEO da Inarbel. Após a verificação dos materiais começaram a produzir “5.000 batas para a Ordem dos Médicos em Portugal” e também “ 450 mil para exportação, principalmente para Espanha e também para França”. Acabou afirmando que Portugal e a Europa não podem estar sempre dependentes dos produtos da China e apelando para que se comprem produtos portugueses.

    Muitas outras empresas pelo território nacional tiveram de adaptar a sua forma de funcionar para sobreviver à pandemia e prosperar, apesar das consequências negativas que esta trouxe.



Fontes:

CIP. (21/08/2020). Como as empresas portuguesas se reinventaram durante a crise. 07/06/2021. Disponível em


Deloitte. (s/d). 10 ações para empresas diante de uma pandemia. 07/06/2021. Dísponivel em

https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/about-deloitte/articles/10-acoes-empresas-pandemia.html


------------


How Portuguese companies reinvented themselves during the crisis


    The appearance of a new variant of the coronavirus in Wuhan, China, at the end of December 2019 and its increasing advance led the WHO to declare, in March 2020, a pandemic.
It was in this context that most companies worldwide were exposed to numerous challenges, both at a strategic level and in maintaining their logistical operations. Also, the fact that a large part of its workforce is confined to home forced companies to adapt, creating a set of measures to keep them active.

    Although at a different pace, many were the companies that created different techniques and organizational strategies to survive, taking into account their external audience as well as their internal audience.

    An example was Inarbel, a company located in Porto, which carries out textile works. The emergence of the pandemic and the consequent cancellation of collections and orders were the first signs that the company owner had to realize the impact that the pandemic could have on his business.

    So he started by producing hospital material. “We then started looking for a fabric that was waterproof and reusable, we took samples and started to produce gowns”', says José Armindo Ferraz, CEO of Inarbel. After checking the materials, they started to produce "5,000 gowns for the Ordem dos Médicos in Portugal'' and also “450 thousand for export, mainly to Spain and also to France.” He ended up stating that Portugal and Europe cannot always be dependent on products from China and appealing to buy Portuguese products.

    Many other companies across the country had to adapt their way of operating to survive the pandemic and prosper, despite the negative consequences it brought.



Sources:

CIP. (21/08/2020). Como as empresas portuguesas se reinventaram durante a crise. 07/06/2021. Available in


Deloitte. (w/d). 10 ações para empresas diante de uma pandemia. 07/06/2021. Available in

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os benefícios das interações digitais | The benefits of digital interactions

Tecnologia na educação: será a melhor solução a adotar? | Technology in education: will it be the best solution to adopt?